quarta-feira, 22 de maio de 2013

QUE TEM A PALHA COM O TRIGO?

QUE TEM A PALHA COM O TRIGO?

Jr. 23:28-29.
INTRODUÇAO:
Quero pregar uma palavra nesta noite com o tema: o que tem a palha com o trigo? Quero começar dizendo que Jeremias foi um profeta que ministrou num período de grande apostasia no povo de Judá.
 Quando este povo estava prestes a ser dominado pelo império babilônico sob o comando de Nabucodonosor. Judá havia se esquecido de Deus e cometido  varias abominações.
Os profetas que deveriam transmitir à vontade de Deus a nação haviam se corrompido e profetizavam em troca de favores e status.
Resumindo eles  falavam apenas o que agradava aos ouvidos dos reis e daqueles que não tinham compromisso com Deus.
 Eles não  estavam mais denunciando o pecado e nem alertando o povo sobre a iminente ira de Deus que cairia sobre a nação, caso não se arrependessem de seus desvarios.
Jeremias mostra todo  o descontentamento de Deus em relação aqueles que deveriam ser seus arautos ao denunciar a corrupção e levar o povo a manter uma estreita ligação com o Criador.
Tanto os profetas como os sacerdotes haviam se corrompido e, por causa de suas ações repulsivas e mensagens fabricadas, faziam o povo errar e afastarem-se do Deus vivo.
 Por isso Deus usa Jeremias para dizer:
O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR. Jr 23:28.
O que Jeremias quis dizer quando usou fez esta interrogação:- que tem a palha com o trigo?
Primeiramente precisamos conceituar sobre o que é a palha e que é o trigo.
O Trigo é o cereal usado para fazer o pão enquanto a palha é a capa dos cereais que é retirada deles quando são debulhados.
Na bíblia sagrada há vários textos que falam tanto do trigo como da palha. Vejamos primeiramente o trigo.
àDe acordo com Gn 30:14 0 trigo era cultivado na Mesopotâmia.
Em Ec 9:32 / At 27:6,38. Diz que o Egito era afamado pela produção de trigo.
àDt 8:8 diz que o trigo era um dos grandes recursos da terra prometida.
àNm 18:12. Diz que os israelitas traziam as primícias do trigo ao Senhor.
àA bíblia diz que a irmã Rute colhia trigo quando encontrou o seu amado Rt .23.
àA bíblia diz em Jz 6:11 que o irmão Gideão malhava trigo quando o anjo do  Senhor apareceu pra ele e o separou para livrar Israel dos Midianitas.
àJesus disse em Lc 22:31 ao nosso irmão Pedro que Satanás queria peneirá-lo como trigo 
àJoão Batista dizia na sua pregação- Ele tem a pá na sua mão; limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro;. Mas queimará a palha com o fogo que nunca se apaga. Lc 3.17.
O trigo alimenta; e a palha, para que serve? Ninguém ajunta palha na sua casa, e sim, trigo. A palha é o alimento do fogo; o trigo é o alimento do homem. 
O trigo representa o alimento espiritual, representa o pão da vida, Simboliza o crente verdadeiro separado do joio.
No texto que nos lemos Jr23:28-29 o trigo representa a Palavra da verdade que é  o Fogo e o martelo que esmiúça a penha.
Vejamos agora o que a bíblia diz sobre a palha:
O livro de Jó compara o ímpio como a palha que é levada pelo ventoJó 21:18.
Em 1 Co 3:12 o apostolo Paulo diz que palha simboliza as obras mal feitas no reino de Deus .
No texto do profeta Jeremias, a palha representa a palavra do homem em contraste à Palavra de Deus.
A palha apontava para as palavras dos profetas falsos que diziam“Sonhei, Sonhei” e profetizavam o “Engano dos seus corações”Jr 23:25,26.
 O profeta Jeremias  compara os sonhos com a palha e a Palavra de Deus com o trigo. Havia gente nos dias de Jeremias pregando seus sonhos, como se fossem a Palavra de Deus.
Nos dias de hoje também: há gente trocando a Palavra de Deus, a Bíblia, sua revelação verbalizada e proposicional, pelos sonhos humanos.
Existem muitas igrejas por ai que nos seus púlpitos se têm vergonha de pregar a Bíblia, porque a acham ultrapassada, e ai pregam sonhos do coração humano. 
Ei! Sonhos humanos é palha, por mais bem intencionados que sejam é palha! A Palavra de Deus é que o trigo. Sonhos são como palha só casca e nada mais!
Existem pessoas que sonham e atribuem seus sonhos a Deus. Saem dizendo que seus sonhos são revelações de Deus.
Não que Deus não fale através de sonhos, só que nem todo sonho é revelação de Deus.
A palha é um falso alimento. A pessoa mastiga substância que não alimenta. O trigo é o vegetal símbolo do alimento.
Ele gera o pão e as massas, por exemplo. Dá substância.
Os pregadores têm direito de sonhar e de ter escritores e pensadores prediletos, mas nunca de querer alimentar o povo com eles.
Ei! Nossos sonhos são sonhos, e o que alimenta o povo é a Palavra. É o trigo!
Quem quiser comer palha por certo não faltará para ele fornecedores de palha para enganá-lo. Vá e encha sua barriga de palha.
Mas o crente sincero e verdadeiro deve rejeitar palha e exigir trigo do seu pastor. Quando Deus chama um homem para ser pastor ou pregador da palavra, Deus não o faz para ele se aproveitar do rebanho ou para projetar seu nome em algum projeto. Não!
Deus me chamou e te chamou também, mas, foi para alimentar o povo com o trigo da sua Palavra.
Fique tranqüilo Deus vai acertar as contas com os fornecedores de palha. Ei! Não dê palha ao povo.
Ei! Crente!  Não aceite palha! Profeta, não dê palha ao povo!
Outra coisa importante, Somente os verdadeiros servos de Deus conseguem distinguir a palha do trigo.
Veja o que Paulo disse- porque o homem espiritual discerne bem todas as coisas e de ninguém é discernido 1 Co 2:15.
É preciso que haja discernimento no meio do povo de Deus para que não aceitemos qualquer palavra, qualquer vento de doutrina, qualquer ensinamento de homem.
Que tem a palha com o trigo? Sejamos crentes Bereanos e analisemos as Escrituras At 17:11.
COMO DISTINGUIR A PALHA DO TRIGO?
Isto não é algo muito difícil; observe bem:
àSe a mensagem atinge apenas o intelecto, é palha e não trigo.
à Se o louvor anima apenas o corpo, é palha e não trigo.
àSe a pregação faz chorar, mas não traz arrependimento, é palha e não trigo.
àSe o louvor alegra a alma, mas não alegra o espírito, é palha e não trigo.
àSe a profecia é vontade do homem é palha e não trigo,
àSe o ensino é apenas didático ou intelectual, sem o poder de Deus, é palha e não trigo.
Se você estiver recebendo trigo aqui hoje, exalte e glorifique o nome do Senhor Jesus. E tem mais:àA palha não dá fruto, o trigo dá muito fruto Jo 12:24,Um a trinta outro a sessenta e outro a cem por um Mc 4:20.
àA palha não tem valor, o trigo é de grande valor.
àA palha não serve para alimento, o trigo alimenta a nossa alma Jo 6:51.
àA palha é a mentira, o trigo é a verdade.
à A palha seca, o trigo floresce.
àA palha é alimento dos bodes, o trigo é alimento das ovelhas, a palha é da terra, o trigo é do céu Sl 105.40.
à A palha é do homem, o trigo é de Deus.
Ei! Eu creio que a palavra de João Batista esta se cumprindo e Deus está trabalhando em nosso meio nestes últimos dias:
- Ele tem a pá na sua mão, e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. Lc 3:17.
O crente palha, e o crente trigo.
A palha e o trigo alem de falar da palavra de Deus fala também de 2 tipos de crentes que tem dentro da igreja.
Um crente é como a palha e outro é como o trigo; vejamos como identificar estes tipos de crentes:
Uma das maneiras de identificar o crente  como a palha ( crente falso) do crente trigo ( crente verdadeiro)  é através das tribulações.
Todo crente verdadeiro tem que se passar pela eira… Devemos estar consciente de que a nossa fé exige tribulação. Nós somos “malhados na eira”.
Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Mt 16:24.
Antigamente a eira (terreno liso e duro, onde se trituram e secam os cereais e os legumes) era um espaço livre e redondo, no monte, aonde se depositavam o trigo.
Em seguida, vinham carros puxados por bois, cuja roda era de ferro ou de pedra, e se triturava o trigo juntamente com a palha.
O trigo era massacrado. É claro que o trigo tem peso, e a palha é leve. Pegava-se um tridente, jogavam-se tudo para o alto, o vento batia, e levava a palha para fora da eira, e o trigo que era mais consistente, ficava dentro.
E ali se fazia a separação do trigo e da palha.
Isso significa dizer que todos os problemas que nós enfrentamos, tem a intenção de nos triturar e de nos lançar aos ventos.
O vento só leva para fora aquele que não tem peso. O vento só leva pra fora a palha e não o trigo.
Ei! Todos nos em algum momento da nossa vida seremos triturados.
Pode ser na sua vida pessoalvida conjugal, problemas com os filhos, saúde, etc.…, 
Pode ser no seu ministério: injustiça, tentações, calunia e perseguições, ir para o deserto, etc.…, 
E isso só acontece com a permissão de Deus.
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar. 1 Co. 10:13.
”palha” também significa as pessoas que não são convertidas, pessoas que estão dentro da igreja, mas não se converteram.
Entraram no evangelho, mas, o evangelho não entrou nelas, saíram do mundo mas, o mundo não saiu delas.
O trigo que vai com a palha representa as pessoas que não suportam o peso da provação.
Dentro da igreja uns são nascidos de Deus (trigo), outros são nascidos da carne (palha), mas estão juntos.
 Ambos serão triturados na vida pessoal, quem é palha acaba por sair, quem é trigo permanece. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
 Sl 1:1-6
O crente que permanece, não deve se influenciar pela palha que saiu e foi arrastada para fora.
 Ainda que doa e haja saudades, porém se é trigo, resiste e fica na eira. 
É necessário que cada um se guarde, tenha a sua própria fé, e saiba quem está do seu lado procure esta pessoa que está ao seu lado se ela  é palha ou trigo?)
É bom lembrar que constantemente seremos levados para dentro da eira, para sermos aperfeiçoados por Deus, ou seja, as tribulações sempre virão, elas são inevitáveis.
Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida. A qual o Senhor prometeu aos que o amam. Tg 1:12.
Conclusão:
 Sl 81:16 diz que Deus tem nos dado O TRIGO MAIS FINO e o mel extraído da rocha.
Os crentes espirituais rejeitam a palha. Estamos acostumados a comer “trigo fino”, somos príncipes e princesas do Senhor.
Nosso alimento é seleto, é o melhor. Coloquemos à prova os que se dizem apóstolos e não são, mas mentem. Que tem a palha com o trigo?
- E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo. Jl 2.23,24.

Um comentário:

Rosenaide disse...

Deus tem o melhor pra cada um de nós basta somente se colocar na posição de servo e ele te levará a lugares que jamais imaginou.